Home GAME PlayStation entra no movimento contra Facebook

PlayStation entra no movimento contra Facebook

Muitas marcas não desativaram totalmente suas campanhas, porém disseram estar revendo sua estratégia publicitária

Nos últimos dias, muitas marcas de diferentes setores publicaram que não iriam mais anunciar seus produtos ou serviços no Facebook, devido a postura da rede social frente aos discursos de ódio, fake news e desinformação que só crescem na internet e em específico, nas redes comandadas pelo Mark Zuckerberg.

E uma das marcas que estão fazendo parte desse boicote ao Facebook é a Sony, que confirmou ter removido todos os seus anúncios, referente a marca Playstation, na rede social. A campanha “#StopHateForProfit” já conta com mais de 300 marcas, entre elas gigantes como Coca-Cola e Starbucks.

Muitas marcas não desativaram totalmente suas campanhas, porém disseram estar revendo sua estratégia publicitária e diminuindo seus investimentos no Facebook.

O objetivo de todo esse movimento é forçar o Fabebook a ter ações mais duras com relação a toda problemática envolvida no crescimento dos discursos de ódio e desinformação, que segundo os organizadores do evento, beneficia a rede social, que obtém grande parte de sua receita através de relações públicas.

O grupo que organiza este boicote, reivindica diversas ações para a empresa de Zuckerberg, como criar uma nova posição na empresa focada diretamente em diretos civis, atuando na elaboração e revisão de políticas orientadas ao combate à discriminação, ódio e tudo aquilo que for gerar problemas para a sociedade e a vida das pessoas.

Uma outra exigência importante é que o Facebook implemente um tipo de avaliação feita por grupos terceiros e independentes e também reembolso a anunciantes que tenham suas campanhas publicitárias sendo exibidas em conteúdos problemáticos.

(AP Photo/Mark Lennihan)

A organização ainda recomenda que sejam removidos da rede, grupos públicos e privados que promovam conteúdos de milícias, supremacia branca, conspirações violentas, negacionismo do Holocausto, do aquecimento global ou de vacinas.

O Facebook, de certa forma, vem tomando atitudes frente a esta situação onde muitos acreditam ser apenas para diminuir as tensões, mas que de fato, pouco irá adiantar pela gravidade e força que este tema têm no mundo atual. De fato, muitas pessoas e grupos estão aperfeiçoando e melhorando suas ações nocivas na internet. E quando percebemos movimentos de grandes companhias fica fácil perceber que isso tem um impacto profundo em nossas vidas, na economia e em nosso futuro. Portanto é um tema extremamente importante e que ainda será muito debatido, pois a internet e tudo o que veio a partir dela ainda é muito recente, estamos vivendo em um tempo de evolução tecnológica hiper acelerado e temos que ser cada vez mais rápidos em ações de prevenção da vida, dos direitos das pessoas, do cuidado com a natureza e tudo o que compõe a vida na terra.