Home CINEMA Nova série Netflix ‘Gambito de Dama’ conta a história de uma mulher forte

Nova série Netflix ‘Gambito de Dama’ conta a história de uma mulher forte

Feminismo, vício e dedicação são alguns temas abordados na série

A minissérie “Gambito de Dama” (nome original ‘The Queen’s Gambit’) chegou a Netflix no dia 23/10 e traz a história da Beth, protagonizada por Anya Taylor-Joy, uma menina órfã que se torna uma incrível jogadora de xadrez, fazendo sucesso pelo mundo.

A série tem como base o livro The Queen’s Gambit de Walter Tevis que foi publicado em 1983. A história é bem rica e nos mostra não só as habilidades de Beth com o xadrez, mas também toda a dificuldade de sua infância dentro de um orfanato, seus problemas relacionados a morte de sua mãe, seu vício em medicamentos e drogas que torna a personagem em uma pessoa com problemas sérios de relacionamento interpessoal e social.

Em paralelo, a menina dá um salto em sua carreira como jogadora de xadrez, o que mostra sua genialidade neste jogo. Mas seu desequilíbrio por conta de seus problemas pessoais torna sua jornada bem mais complicada, apresentando sérios riscos a sua imagem, frente a mídia.

No final das contas a série acaba falando bastante sobre feminismo, nos anos 50 e 60, nos apresenta também a difícil relação dos EUA e União Soviética e nos insere no contexto daquele tempo, a começar pelos belos cenários e objetos que marcaram aquele tempo.

A fotografia, produção, equipe e trilha sonora da série são de muito bom gosto e toda a história é muito bem amarrada, onde ficamos junto com a personagem torcendo pelo seu desenvolvimento em busca de ser a melhor jogadora de xadrez do mundo.

Vale a pena assistir!